As 10 principais competências de um profissional para a próxima década.
14 de abril de 20191ª Resolução de Problemas Complexos:
Esta competência já prevista como a mais exigida para 2015 e volta a aparecer no topo do ranking de previsões para 2020. De acordo com o relatório do Fórum Econômico Mundial, nos próximos quatro anos 36% das atividades em todos os setores da economia deverão exigir habilidade para solução de problemas complexos.
Profissionais que conhecerem metodologias simples para solução de problemas complexos serão disputados no mercado.
2ª Pensamento Crítico
Pensamento estruturado, capacidade de comunicação clara, habilidade de fazer as perguntas certas, de reconhecer as causas do problema e de olhar para uma questão sob diferentes perspectivas define o conceito de pensamento crítico, segundo explicou a professora Giedre Vasiliauskaite, da pós-graduação da Universidade de Rotterdam ( fonte exame.com)
Para desenvolver o pensamento crítico é necessário estar aberto a mudanças de postura em relação a diversos assuntos que às vezes somos condicionados a achar normais.
Utilizar adequadamente a lógica e da racionalização para as soluções e alternativas de um mundo VUCA.
3ª Criatividade/Inovação
Desde a virada do ano 2000 o mundo está sendo cruel com profissionais e empresas que não sejam criativas e inovadoras.
Os profissionais precisam antecipar as soluções das Empresas e dos Clientes. Os profissionais criativos e inovadores serão também muito valorizados no mercado, assim como as Empresas que possuam esses diferenciais.
4ª Gestão de Pessoas
A capacidade de inspirar, influenciar, desenvolver pessoas e de identificar talentos é a parte da função de um gestor mais destacada pelo relatório do Fórum Econômico Mundial. Além disso, o papel da Liderança na responsabilidade de ser um Gestor de Pessoas na sua área e de conhecer o significado da importância do engajamento de seu time para atingir os objetivos é essencial para a sobrevivência das Empresas.
5ª Empatia e Coordenação
A capacidade de se colocar no lugar do outro, entender seu ponto de vista e ainda estar disponível para ajuda são características importantes.
Essa ainda é uma competência importante para que as Empresas possam cada vez mais entender melhor o seu mercado e seus Clientes.
Certamente essa competência será importante para o desenvolvimento de qualquer profissional e isso precisa ser praticado e também fazer parte de princípios e valores pessoais do profissional, pois dificilmente poderá ser aprendido lendo algum livro ou mesmo em um MBA.
6ª Inteligência Emocional
Essa competência certamente deveria estar presente em todos os curso de graduação e pós graduação. Desde que o Professor Daniel Goleman desenvolveu sua pesquisa sobre esse tema o mundo descobriu que o QI ( Quociente Inteligência) não é mais a razão principal do sucesso na vida de uma pessoa e sim o seu QE ( Quociente Emocional). Segundo Daniel Goleman cada um de nós nasce com certos níveis de habilidades de Inteligência Emocional, mas podemos fortalecê-las com persistência, treinamento e feedback de colegas e instrutores.
7ª Capacidade de Julgamento e Tomada de Decisão
Segundo o professor britânico Dave Snowden – fundador da Cognitive Edge, uma rede de pesquisa internacional, e criador do Cynefin Framework, uma metodologia específica para nortear decisões – um bom líder será sempre bom na tomada de decisões em ambientes de alta complexidade, contexto mais frequente na rotina corporativa. Acertar em soluções neste ambiente é meio caminho para o sucesso no mundo dos negócios de acordo com o especialista.
Muitos profissionais por medo de errar ou por tentarem buscar mais informações para minimizarem riscos, não tomam decisões. E isso é ruim pois a indecisão é uma decisão e a pior de todas.
Saber julgar e tomar decisões inéditas ( que nunca foram tomadas) e acertar será uma das competências muito valorizadas para o profissional da próxima década pois ele precisará resolver problemas que nunca existiram e não terá muitas vezes como consultar o passado para isso.
8ª Orientação para Servir
Atualmente os serviços representam 70% do PIB no Brasil, mas isso é um fenômeno mundial. Mesmo as empresas que vendem produtos , muitas vezes são escolhidas pelos Clientes pelos seus serviços.
Aprender a respeitar pessoas diferentes de você, ler menos livros técnicos e ler mais livros de poesia, psicologia e relacionados a relacionamentos interpessoais, liderança irão ajudar os profissionais no desenvolvimento de um “espírito de servir”. Um pensamento da MCN Consultoria nesse aspecto para ajudar a Empresa e seus profissionais é o seguinte: “ Entregue sempre mais que o esperado”.
9ª Negociação
Relacionar-se com pessoas é um constante negociar. Por isso, habilidades de negociação e conciliação de diferenças são importantes para todos os profissionais. Quem sabe negociar bem está a frente no mercado. Utilizar a abordagem aconselhada pelo Prof. Willian Ury ( Universidade de Harvard) : “ Ser duro com seus objetivos e suave com as pessoas”.
Acima de tudo negociar ideias e para isso precisa se conhecer muito bem, assim como as outras partes interessadas.
10ª Flexibilidade Cognitiva
Significa ter capacidade de aprender o que tiver de aprender na hora que tiver que aprender. Ás vezes precisamos desaprender o que já sabemos para aprender o que se apresenta para o nosso desenvolvimento.
Acredito que uma frase que criei e coloquei em nosso site alguns anos atrás resume bem a aplicação dessa competência:
“ Estamos na era do serviço e do conhecimento, portanto, muitas vezes necessitamos nos desprender de coisas que acreditamos saber e queremos fazer, e aprender coisas que precisam ser feitas, para podermos inovar e evoluir”
( Prof. Carlos Alberto Rocha)
Artigo Elaborado Por : Prof. Carlos Alberto Rocha
Fontes de Pesquisa : Fórum Econômico Mundial
Referências:
HSM Management Edição 131 – Artigo Marcelo Veras
Você S/A – Artigo Camila Pati