Como as Organizações devem conviver com o MUNDO VUCA
31 de março de 2020Nos últimos anos eu tenho apresentado e alertado para todos os nossos clientes sobre o Mundo VUCA. Nesse momento eu gostaria de dar ênfase nesse tema pois o que temos vivido é exatamente reflexo desse mundo VUCA. No dia 25/03/2020 eu participei de um Webinar da HSM com esse tema. Eu quero apresentar para vocês a minha visão desse quadro, algumas reflexões . o que fazer agora e também na retomada.
Primeiro quero relembrar o conceito de VUCA. É um termo que foi criado no ambiente militar americano em 2001. São 4 palavras em inglês : Volatility ( Volatilidade), Uncertainty ( Incerteza), Complexity ( Complexidade), Ambiguity ( Ambiguidade). No mundo dos negócios esse termo foi introduzido a partir de 2010.
V = Volatilidade é esse sobe e desce que acontece por diversas crises que estamos vivendo nesses últimos anos, inclusive essa pandemia atual é um exemplo disso. Representa também a velocidade em que ocorrem as mudanças e seus impactos.
U = Incerteza que é a diferença total de um mundo lento e linear que existia no passado.
C = Complexidade é o nosso ambiente que se conecta com diversas coisas. Como sempre eu tive um pensamento crítico em relação à Gestão de Cadeias de Suprimentos, essa complexidade sempre me trouxe uma humildade para buscar conhecimento em modelos simples para resolver novos problemas que podem surgir a qualquer momento.
A = Ambíguo é um ambiente onde uma mesma situação significa e determina ações diferentes para grupos diferentes com interesses específicos. Ex: agora a discussão é: profissionais da área da saúde querem “ isolamento horizontal” e profissionais da área econômica, empresários, profissionais liberais, autonômos querem “isolamento vertical”. Até a semana passada nem sabíamos a diferença disso.
Em resumo VUCA é um modelo de mundo Frágil.
E o antídoto para isso nas Organizações é criar um Sistema Ágil e transformar o significado de VUCA para:
V = Visão que é olhar sempre para o futuro e nesse momento elaborar plano de ação para um futuro a curto, médio e longo prazo e isso para uma Organização dependerá quanto ela possui de saúde financeira. Em minhas aulas e consultorias eu sempre utilizo uma visão estratégica de olhar para uma Organização além dos 90 graus, ou seja, a gestão deve sempre analisar a sua Cadeia de Suprimentos e seu modelo de negócio. Ex: Em uma estratégia desse tipo é mais importante gerir a cadeia em que a Empresa está inserida proporcionando a Empresa flexibilidade e agilidade com objetivo de ter fluxo de caixa, reserva financeira e isso é mais importante do que ter estoques.
U = Understanding que significa a busca de entendimento e compreensão. Encontrar modelos para enfrentar incertezas, realizar gestão de riscos corporativos, entender a necessidade de mudanças rápidas, implementar sistemas enxutos (lean) e outras ferramentas e tecnologias de gestão. Ter líderes conectados a todas essas mudanças.
C = Clareza para tomar decisões únicas, antecipar soluções e ter inteligência emocional para lidar com toda essa complexidade.
A = Agilidade utilizando Inteligência Artificial e todos os recursos tecnológicos que o mundo apresenta.
As crises dão sinais (só percebe quem está preparado) e geram oportunidades. Não estou me referindo a essa pandemia, mas outras que passamos nos últimos anos e que em nossas consultorias sempre reforçamos.
Agora empresas que tem resistência às mudanças terão que mudar.
O Ex-CEO da GE Jack Welch dizia “Mude antes que seja preciso.”
Nesse momento é muito importante na retomada mudar o mindset, quebrar velhos paradigmas, não ter paternalismos segurando profissionais que impedem que sua Empresa evolua. Procure informatizar e digitalizar tudo e estabeleça uma organização enxuta, dinâmica e ágil. Acompanhe as novas leis, decretos, etc. que possa trazer algum benefício fiscal e econômico para sua Empresa.
Nós precisamos ter pensamento crítico e resiliência. Ter pessoas que pensam diferente gera pensamento crítico e conflito. O conflito desenvolve o pensamento crítico e é muito diferente de confronto que é o que vemos atualmente nas redes sociais.
As Empresas que estão trabalhando em Home Office podem ter dificuldades se não possuem líderes que são influenciadores, pois a liderança atual não está no poder e na autoridade e sim na capacidade de influenciar, inspirar e até encorajar as pessoas, principalmente em momentos de crise.
Eu gostaria de finalizar esse artigo com uma frase e me colocar à disposição para auxiliar os profissionais que tiverem interesse em transformar a cultura de sua Organização assim que terminar esse período de isolamento social. Todos nós da MCN sempre estivemos preparados para isso.
“O maior perigo em tempos de turbulência, NÃO É A TURBULÊNCIA em si, mas AGIR com a LÓGICA DO PASSADO.”
Autor: Peter Drucker
Todos nós teremos que ter uma nova visão para:
- Economia;
- Comportamentos e Atitudes;
- Soft Skils que serão necessárias;
- Expectativas;
- Estruturas Organizacionais
- Utilização de novas tecnologias;
- Utilização de recursos tangíveis e intangíveis;
- Supply Chain Management;
- Lideranças;
Elaborado por : Prof. Carlos A. Rocha
Fonte : HSM Management 25/03/2020 – Martha Gabriel, Autora de Best-Seller, PHD