Artigos

Crise ou Oportunidade

26 de maio de 2015

Ideograma Japonês = Kanji

Fonte : Administradores ( por Francisco Teixeira)

Essa figura incrível que descobri essa semana é um ideograma Japonês ou Kanji. Cada vez que temos contato com a cultura japonesa verificamos quanto que precisamos aprender com essa fantástica nação. É realmente um aprendizado constante de resiliência e de adaptação a um mercado cheio de incertezas e volatilidade. O mais interessante que em momento de crises é que verificamos o quanto eles implementam na prática essas “teorias”. No final desse artigo eu destaquei alguns indicadores e notícias sobre Empresas japonesas que atuam no Brasil e como estão enfrentando esse momento da nossa economia. O Empresário e os profissionais brasileiros precisam utilizar mais do conceito do planejamento para estudar mais o seu negócio. Nós somos mais praticantes do “Fazejamento” do que “Planejamento” e isso nos coloca em riscos que poderiam ser previstos antecipadamente e tomadas de decisões mais eficazes. Em 2015 a ISO 9001 será revisada e está sendo dada muita ênfase na Gestão de Riscos Corporativos ( ISO 31000). A MCN Consultoria já está adotando um modelo para adequação a nova norma e principalmente para aplicação nas Empresas, com a posssibilidade de transformar os riscos em oportunidades de sustentabilidade empresarial. Por enquanto sugerimos a adoção de alguns conceitos utilizados constantemente nas Empresas Japonesas , mas que toda Empresa pode dar início. Lembrando que isso é uma questão de atitude e humildade, pois precisamos reconhecer que não sabemos tudo e que o aprendizado é constante. Além da humildade requer desenvolver na Empresa perseverança e conceitos de inovação.

As principais recomendações são :

– Estabelecer controles e medidas para evitar todos os tipos de desperdícios. Verifique se os processos são eficientes e não estão contribuindo para falhas ou retrabalhos;

– É importante ter os processos claros e definidos, bem como treinar os envolvidos, para que tudo seja realizado de forma adequada já na primeira vez que a atividade for feita;

– Verifique se existem fornecedores que possam suprir uma mesma matéria-prima em condições mais atrativas, sem impactar a qualidade final do produto. Desenvolva em sua Empresa conceitos do Keiretsu japonês. A MCN Consultoria desenvolve esse conceito implementando o Supply Chaim Management;

– Reduza estoques de matéria prima e produtos acabados, implementando o conceito de previsão de demanda;

– Envolva e conscientize os colaboradores na identificação de oportunidades de redução de custos e despesas. Tente reconhecer e recompensar aqueles que se comprometeram com a Empresa após a superação da dificuldade;

– Desenvolva a cultura do pensamento “Lean” ( Enxuto);

– Faça a manutenção preventiva de máquinas e equipamentos. Prevenir normalmente sai mais barato do que remediar e evita prejuízos associados à parada da produção ou realização dos serviços com atraso devido à quebra inesperada de um equipamento;

– Desenvolva parcerias do tipo ganha-ganha. Isso pode ser feito melhorando relacionamento com seus fornecedores e colaboradores, contratação de consultorias especializadas para transferência de tecnologia e conhecimento, integrando sua logística, implementação de  manutenção preventiva e preditiva, gerando uma economia de escala e fazendo com que todos os envolvidos acabem se beneficiando com isso.

A MCN Consultoria está à disposição para auxiliar nossos Clientes e Parceiros nesse desafio e confia que a busca da excelência e a melhoria de nosso país depende de cada um de nós. Desde 1990 quando tive contato com o Sistema de Gestão da Qualidade implementado no Japão e depois com a ISO 9001, tenho atuado no mercado como um agente de mudanças,  e agora conto com uma equipe com a mesma filosofia.

Espero ter contribuído com esse texto e que essa leitura faça você olhar para sua Empresa e para o Mercado com “novos olhos”.

Um Abraço,

{DE71BC77-641A-48F1-BE57-F10BC4910B9E}_img2

Toyota e Honda crescem 12% no 1º trimestre, enquanto mercado caiu 14%.

*Fonte: Época, Abr./15

{A9B5E33F-CABE-4D2C-88C0-E30BBBE898E2}_img3

 Hyundai aumenta participação de mercado de 6,5% para 7,6% em um ano.

*Fonte: Época, Abr./15

{44290237-1852-438E-8D98-9E446CEDFE7A}_img4

 A estratégia das asiáticas:

-Obsessão pela qualidade dos produtos.

-Alta satisfação dos clientes devido ao foco nos serviços.

-Grande preocupação em eficiência e custos.

*Fonte: Época, Abr./15

Elaborado por Prof. Carlos A. Rocha

CRA-SP nº 114719

Auditor Líder ABCQ nº 395/94


Compartilhe:
Imprimir: