Empregabilidade
4 de junho de 2014“Você na Gestão
da sua Vida
Profissional.”
Guia: A a Z
A – Assertividade
¨ Um profissional que não teme se posicionar e consegue manter o foco mesmo numa discussão acalorada é mais respeitado. É importante se expressar com objetividade e clareza.
¨ O profissional assertivo é firme sem ser grosseiro: diz o que pensa de forma segura e tranqüila.
B – Bilíngüe
¨ Todos sabem a importância de o profissional dominar o inglês. Por isso mesmo, a tentação de incluir essa competência mencionando o domínio do idioma no currículo.
¨ Se a habilidade estiver só no papel, perde-se a vaga e a credibilidade. Melhor dizer a verdade.
C – Criatividade
¨ Muito mais do que um dom natural, trata-se de uma habilidade exercitável. Qualquer um pode aprender a utilizar seu potencial criativo. A competência do momento é ser inovador.
¨ Uma das técnicas possíveis é fazer coisas diferentes das habituais. Sempre pense: “Tem um jeito melhor de realizar essa tarefa?” . O Ser Humano tem uma incrível capacidade de fazer sempre melhor uma atividade, quando ele quer…….
D – Desconfiômetro
¨ Sabe aquele colega que usa o e-mail da empresa para enviar correntes, fala alto ou deixa o celular ligado na reunião?
¨ Sensibilidade para não invadir o espaço do colega e juízo para não falar sobre a vida alheia são questões de sobrevivência.
E – Empreendedorismo
¨ Ser empreendedor é pensar em estratégias para atingir metas, elevar receitas, atrair clientes, evitar desperdícios.
¨ Trabalhe pelo resultado e não pelas horas que cumpre a sua jornada.
¨ Não há mais espaço para o funcionário sem iniciativa, que só cumpre ordens. O mercado precisa de gente com visão de negócio.
F – Foco
¨ Você precisa manter o foco no que deseja conquistar e tomar atitudes que contribuam para isso. Quem atira para muitos lados acaba por errar o alvo.
¨ Lembre-se priorize seus pontos fortes e aproveite a oportunidade que você tem agora e não naquela que ainda não existe.
G – Ginástica
¨ Cada minuto investido em atividade física faz um bem enorme para o corpo e para a mente.
¨ Entre os benefícios, alivia tensões do dia-a-dia, dá energia e melhora a memória. Conclusão: você fica disposto e equilibrado para os desafios de um mercado turbulento que estamos vivendo.
H – Humildade
¨ Quer arrumar vários inimigos no ambiente de trabalho? Então, aja como se fosse o dono da verdade e não aceite sugestões.
¨ Saber reconhecer os próprios erros e se dispor a aprender são qualidades valiosas.
I – Informação
¨ Com avanços tecnológicos que facilitam cada vez mais o acesso ao conhecimento, nada justifica ficar por fora do que ocorre na sua área e no resto do mundo.
¨ O aprendizado não termina nunca. Pelo menos para quem ambiciona ter ótimos empregos e bons salários, ou mesmo ter a sua própria Empresa.
J – Jogo de Cintura
¨ Não é nada fácil conciliar interesses, vontades e opiniões de gente nem sempre disposta a mudar de posição ou admitir que cometeu equívocos.
¨ Por isso mesmo, quem desenvolve essa maleabilidade é capaz de transformar inimigos em aliados.
L – Lição de Casa
¨ Já viu atleta ganhar medalha sem treinar? As vitórias, hoje, estão muito vinculadas a treino e dedicação.
¨ Fazer a lição de casa permite que você se sinta mais confiante e transmita essa segurança aos seus superiores, clientes, etc.
M – Marketing Pessoal
¨ Muita gente tem horror à expressão por acreditar que ela significa “mostrar aos outros uma coisa que você não é”.
¨ O verdadeiro marketing pessoal nada tem a ver com isso. Ele consiste em apostar em seus pontos fortes e fazê-los aparecer.
¨ Veja o conceito de “Empregabilidade”. Esse é o melhor Marketing Pessoal.
N – Negociação
¨ É muito importante essa competência no mercado atual. Negociar não é somente comprar e vender. Negociar é obter resultados com outras pessoas. A negociação entre os pares é uma competência muito valorizada nas Organizações.
O – Obrigado
¨ Não se esqueça de palavras-chave do bom relacionamento, como obrigado, por favor, e como vai?
¨ É comum confundir intimidade com a desobrigação de ser gentil.
¨ É um erro grave, pois quem não respeita os outros não obtêm respeito e colaboração.
P – Prioridade
¨ Como está sua Gestão do Tempo. Quem não consegue gerir o tempo não consegue gerir nada.
Q – Qualidade de Vida
¨ É muito importante para a sua carreira que você tenha tempo para si mesmo.
¨ Os profissionais que dão valor ao lado pessoal são mais produtivos, concentrados e atentos.
R – Relacionamento
¨ Atualmente, a maioria das boas oportunidades de emprego não chega a ser divulgada nos meios formais, como anúncios em jornais.
¨ Como descobrir uma boa vaga? Relacionando-se com uma ampla rede de pessoas.
¨ Utilize as redes sociais .
S – Senso de Humor
¨ É o maior aliado da produtividade. Divirta-se no dia-a-dia profissional, com os colegas, as situações, o cotidiano.
¨ Só não vale perder o bom senso.
T – Time
¨ As empresas vêm incentivando a sinergia entre os departamentos para aumentar a produtividade e ao mesmo tempo reduzir custos.
¨ Aprenda trabalhar em equipe e valorizar as conquistas dos outros.
U – Único
¨ Você não precisa necessariamente desbravar ou inventar alguma coisa, mas deve se destacar diante da forte concorrência.
¨ Como: sendo competente, mas diferenciado em tudo o que faz. O profissional é pago pela competência, mas valorizado pela raridade.
V – Visual
¨ A preocupação com a sua imagem inevitavelmente passa pela sua aparência.
¨ O conjunto todo deve transmitir profissionalismo. Vestir-se de maneira apropriada com o ambiente de trabalho é questão de bom senso.
X – Xô, desânimo!
¨ O segredo é encontrar a sua fórmula pessoal para recarregar as baterias, combater o baixo-astral, motivar-se.
¨ Os gregos diziam que as pessoas motivadas tinham “ Deus dentro deles”. Não espere motivação externa para desenvolver o entusiasmo para atingir os seus objetivos.
¨ Seja Resiliente. Essa é uma competência importante dentro de um ambiente de descontinuidades que estamos vivendo.
Z – Zzzzz
¨ Não importa quão jovem você seja, dormir bem faz toda a diferença para quem quer sair-se bem na profissão e ter uma performance de sucesso.
¨ Cuide da recuperação de seu corpo para o próximo dia de trabalho. Não beba , não fume, procure se alimentar de maneira saudável.
Autor do Artigo: Prof. Carlos Alberto Rocha