Artigos

FELICIDADE – Propósito de Vida

18 de outubro de 2017

Em 2014 eu tive uma grande oportunidade e satisfação de assistir uma palestra em São Paulo do Professor Tal Ben-Shahar. Ele esteve aqui no Brasil no evento da HSM Management para ministrar essa palestra sobre Psicologia Positiva, que é sua especialidade, disciplina que ministra na conceituada Universidade de Harvard.

Atualmente ele é muito conhecido pois o seu curso é um dos mais procurados na Universidade e atrai 1400 alunos por semestre e 20% dos graduados de Harvard participam desse curso eletivo.

Quando assisti a sua palestra eu fiquei muito impressionado com o Dr. Tal Bem-Shahar , israelense nascido em 1970 , e sua maneira de explicar os motivos que fizeram com que ele procurasse atuar nessa área. Hoje além de professor é também consultor e um dos mais prestigiados palestrantes do mundo. Enquanto olhava minhas fotos do evento que participei com ele resolvi escrever esse artigo para refletirmos as nossas ações e também as nossas prioridades em relação a utilização do maior recurso que temos “ o tempo”.

Eu também utilizei como referência uma entrevista que ele concedeu a Exame em abril de 2017.

Um dos aspectos abordados é que sucesso não traz, necessariamente, felicidade. Não é que o sucesso e o dinheiro sejam ruins, mas as pessoas precisam ter equilíbrio na vida pessoal e encontrar um propósito.

Muitas pessoas não sabem o que pretendem da vida simplesmente porque nunca pensou sobre o assunto. As pessoas vivem no piloto automático.  É muito importante encarar a realidade e fortalecer nossos pontos fortes ao máximo. A psicologia positiva não defende que os erros e pontos fracos sejam ignorados. Apenas propõe uma mudança de foco: parar de enxergar só o que vai mal e ver o que dá certo, mesmo nas crises.

Essa semana li também uma matéria na HSM Management (outubro/2017) sobre Steve Jobs que sempre deixou muito claro que a motivação dele não era o dinheiro, pois o dinheiro era uma consequência de realizar algo que alegrava o seu coração. A pergunta certa então é “O que alegra o seu coração?”. A história de Steve Jobs começa com uma paixão. Essa reflexão sobre o que nos faz apaixonar é muito difícil, pois é mais fácil ver isso nos outros, do que identificar esse fenômeno em nós mesmos.

A minha experiência pessoal nesses últimos 10 anos é que quando encontrei o que realmente amo fazer que é visitar meus clientes nas consultorias , estar na sala de aula com meus alunos proporcionando mais conhecimento para eles , contribuindo para o projeto de vida das pessoas e também viajar e estar com meus familiares me trouxe um bem estar e uma felicidade que não tinha experimentado antes.

O Dr. Tal Ben-Shahar concorda que ninguém pode ser feliz sempre, pois somos seres humanos e isso significa vivenciar emoções dolorosas, como raiva, tristeza, decepções, perdas. Temos dificuldade de aceitar que todos sentem essas emoções às vezes. Não aceitar isso leva à frustração e à infelicidade. Ele se considera muito feliz mais hoje do que há 20 anos e acredita que será ainda mais feliz daqui a 5 anos. Segundo o Professor isso é um processo que termina apenas com a morte. Encontrar significado em seu trabalho e fazer o que dá prazer, mesmo tendo, como todo mundo, momentos de estresse e sofrimento, esse é o equilíbrio que todo profissional deve almejar.

Eu compartilho com vocês as 14 dicas principais que o Prof. Shahar apresenta para melhorar a qualidade de vida e para alcançar a eficácia na busca pela felicidade:

1- Agradeça sempre a Deus por tudo o que você é e tem.

2- Pratique regularmente uma atividade física.

3- Tome sempre um bom café da manhã.

4- Seja assertivo

5- Gaste seu dinheiro em viagens, cursos e aprendizado.

6- Enfrente seus desafios, não fuja deles.

7- Coloque em todos os lugares boas memórias, frases e fotos de seus entes queridos.

8- Sempre cumprimente e seja bom com as outras pessoas.

9-  Use sempre sapatos confortáveis.

10- Cuide da sua postura.

11- Ouça boa música e leia bons livros.

12- O que você come tem um impacto direto na sua saúde e no seu humor.

13- Cuide-se e sinta-se atraente.

14- Finalmente, acredite em Deus, pois, com suas bênçãos, nada é impossível.

Autor :

Prof.  Carlos Alberto Rocha

CRA-SP nº 114719


Compartilhe:
Imprimir: