Artigos

Gestão Empresarial: Cultura e Comportamento Organizacional

18 de março de 2024

Como consultor empresarial desde 2007 sempre iniciamos o nosso diagnóstico empresarial avaliando a cultura da Empresa.

Para iniciarmos essa reflexão na sequência apresento alguns conceitos de cultura para ser aplicado em Organizações.

Segundo Schein (2009):

“Cultura representa para grupos e organizações o mesmo que caráter para indivíduos.”

“ Cultura é a aprendizagem acumulada e compartilhada por determinado grupo, cobrindo os elementos comportamentais, emocionais e cognitivos do funcionamento psicológico de seus membros.”

Dentro desse contexto eu quero destacar os trabalhos dos estudiosos do comportamento organizacional Kim Cameron e Robert Quinn ( Professores da Universidade de Michigan).

Eu destaquei  2 tipos de cultura para uma análise abrangente das situações que encontramos para a implementação de inovações necessárias para a competitividade ( sobrevivência das Organizações).

Existem outros tipos de cultura, mas gostaria de destacar essas 2 pois são aquelas que mais encontramos nos projetos de consultoria:

Cultura de Clã : Orientada para os relacionamentos. É comum nas Empresas Familiares ou com forte influência do fundador.

Cultura de Mercado : Normalmente Empresas que competem em diferentes segmentos da economia. São orientadas preponderantemente pelos resultados.

Maiores diferenças percebidas na Cultura Organizacional:

Eu gosto do desafio de profissionalizar Empresas Familiares e o grande segredo é separar a história da cultura da Empresa.

A história pode ser preservada, mas a cultura tem que evoluir para que a Organização possa se manter competitiva.

Uma cultura de clã pode evoluir e aprender muito com a cultura de mercado e acredito que essa fórmula pode garantir a sustentabilidade empresarial.

Com a evolução tecnológica, cultural e social acredito ser difícil continuar com a cultura do “paternalismo” apresentado nessas diferenças em destaque pelo estudo.

Uma Organização pode ter dois tipos de cultura, das quais uma é dominante.

Uma outra cultura que está despontando no mercado, principalmente  em empresas de tecnologia e startups, é a Cultura Inovativa.

Essa cultura é orientada pela mudança, inovação, criatividade. Essa também é uma característica de Empresas de Consultoria como a MCN.

Apesar dessa cultura estar orientada pelo mercado, a natureza é fortemente criativa e inovadora. Nós consultores necessitamos navegar em diferentes culturas, pois nossos clientes possuem diferentes origens e essa característica é importante para qualquer Organização atualmente.

O meu conselho é que todos estejam abertos para o aprendizado e procurem se adaptar ao melhor modelo de gestão e tipo de cultura organizacional que levará à sua Organização para o alcance dos objetivos planejados.

 

Elaborado por : Prof. Carlos A. Rocha

Referências:

Prof. Kim Cameron e Prof. Robert Quinn ( Universidade de Michigan)

Livro Gestão de Pessoas não é com RH – Prof. José Luiz Bichuetti


Compartilhe:
Imprimir: