HOME OFFICE
18 de março de 2020Em 2011 eu escrevi um artigo sobre Home Office e inclusive já participei de um trabalho acadêmico de uma aluna minha na faculdade defendendo esse modelo de trabalho nas Empresas. Naquele ocasião eu analisava que a tecnologia também chegava para auxiliar essa prática para reduzir falta de produtividade em deslocamentos em grandes centros e até redução de custos para as Empresas.
Agora em tempos de perigo de contágio pelo Covid-19 muitos estão experimentando pela primeira vez essa experiência de trabalhar em home office. Nós consultores já temos essa prática e resolvi escrever algumas orientações para todos em relação a isso.
Essa “autoquarentena” é até recomendada para diminuir o ritmo das contaminações e iniciamos essa semana com uma grande redução no número de visitas presenciais e com aumento de reuniões via Skype e FaceTime.
Aproveitamos para nos colocar à disposição de nossos clientes para qualquer dúvida. Nesse período o importante é continuar estudando e se preparando para a retomada. Essa já é a primeira dica: buscar informação e conhecimento para todas as decisões.
Home Office , algumas recomendações:
1º Escolher e criar um ambiente na sua casa ou apartamento para trabalhar.
Reserve um espaço para realizar o trabalho e mantenha essa disciplina. As outras pessoas que você convive perceberão que você está trabalhando quando está naquele local.
2º Estabelecer rotina de horário de trabalho.
A possibilidade de flexibilidade no horário de trabalho requer uma adequação para que você se discipline a criar um “horário comercial” para você. Determinar horário de alimentação e para o lazer também. Procurar estabelecer também um padrão saudável de alimentação e hidratação. Trabalhar com foco na produtividade para poder repousar à noite.
Lembre-se sempre do conceito contemporâneo da produtividade “ É gerar mais valor, entregando um trabalho que faz a diferença”.
Priorize a resolução dos problemas mais complexos.
3º Móveis e Equipamentos adequados
Providenciar computador e canais de comunicação com os escritórios, clientes e fornecedores para evitar que por falta desse planejamento resultados não possam ser apresentados.
4º Procure se vestir adequadamente
Eu tenho uma disciplina de fazer minha barba e trocar de roupa ( não precisa ser social). Uma roupa confortável mas adequada ao trabalho ajuda psicologicamente. “Trabalhar de pijama não consigo”.
5º Cuidado com o celular
Atualmente é um dos maiores “ladrões “ do tempo. Procure se concentrar no trabalho e desenvolva uma rotina de atualizar as mensagens enviadas e recebidas de forma planejada.
6º Planejamento
Eu sempre digo, o que diferencia um amador de um profissional é o planejamento. A cada minuto de planejamento pode economizar de 5 a 10 minutos na execução.
Procure listar as atividades e priorizar as tarefas importantes em relação às urgentes.
Benefícios para a Empresa:
- Economia de infraestrutura para abrigar os funcionários;
- Economia das despesas com transporte e alimentação;
- Desenvolver profissionais mais independentes e mais inovadores;
- Redução nos custos de serviços e com possibilidade na melhoria da qualidade e engajamento com os objetivos da Empresa;
- Retenção dos talentos.
Benefícios para o Profissional:
- Flexibilidade no horário de trabalho;
- Maior contato com os familiares;
- Não precisar utilizar transporte e possibilidade de trabalhar mais confortavelmente;
- Melhora na qualidade de vida e bem estar.
Cuidados que a Empresa precisa ter:
- Perda de contato direto com o profissional , e por esse motivo precisa ter sistema de monitoramento para controlar produtividade e resultados;
- Avaliar corretamente quem pode trabalhar em home office;
- Perda do relacionamento pessoal que pode ser minimizado com a tecnologia.
Cuidado que o profissional precisa ter:
- Manter o foco na produtividade e nos resultados que precisam ser alcançados e determinados pela Empresa.
Espero ter ajudado nesse momento que estamos vivendo,
Deus abençoe e um abraço,
Autor: Prof. Carlos Alberto Rocha