Logística e Supply Chain Management – Evolução Empresarial e Vantagem Competitiva
5 de março de 2017Em 2010 publiquei em nosso site e em uma revista regional um artigo com o título “Logística- Estratégia para obter vantagem competitiva”. Nesse artigo eu elaborei um organograma de um processo logístico para orientação de Organizações que pretendiam utilizar a logística com estratégia competitiva. Com o passar dos anos a Logística evoluiu muito em conjunto com a tecnologia , novos conceitos de marketing e customer service. O objetivo desse novo artigo é apresentar conceitos que eu tenho ministrado em minhas aulas nos cursos de graduação e MBA, demonstrar um pouco a evolução da Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos, além de apresentar um novo modelo de Organograma depois de toda essa evolução.
Em 2014 iniciei um projeto de mestrado na UNICAMP, que no momento está parado, e apresentei para o meu professor orientador, na minha modesta opinião, a definição do que é a Logística atualmente.
A definição de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos para o meu projeto é a seguinte:
“Gestão estratégica do fluxo de materiais e serviços ( e suas informações relacionadas) desde o início da cadeia produtiva até o consumidor final, incluindo a possibilidade de gestão do fluxo reverso de pós venda e pós consumo, e através do planejamento e sincronismo operacional entre oferta e demanda, propiciar lucratividade para a Organização e percepção de valor por parte dos clientes”.
Elaborado por: Prof. Carlos Alberto Rocha
Na realidade o mestre Peter Drucker já alertava que o que existe de mais importante nas Empresas está fora dela e não dentro dela, portanto o conceito mais ampliado da Logística atualmente que é o Supply Chain Management (Gestão da Cadeia de Suprimentos) determina que o negócio da Empresa não seja somente a própria Empresa e sim um negócio ampliado que é toda a cadeia de fornecedores, incluído os fornecedores dos fornecedores e os clientes, incluindo até o consumidor final. Essa perspectiva altera a competição entre Empresas para a competição de suas respectivas redes ou da Gestão que cada Empresa faz de sua cadeia de suprimentos.
Nos slides apresento os conceitos:
Para a Gestão da Cadeia de Suprimentos 4 são os princípios que o Gestor deve desenvolver conforme a figura que tem como referência o autor Martin Chistopher:
- Responsividade que significa desenvolver uma cadeia que apresente respostas rápidas ao mercado e no serviço ao cliente.
- Confiabilidade que significa ter uma visibilidade de toda a cadeia com objetivo conhecer a demanda de seus Clientes e Consumidores Finais e também conseguir gerir estrategicamente seus fornecedores mantendo estoques baixos para melhorar o fluxo de caixa da Empresa.
- Resiliência que significa retornar a normalidade rapidamente assim que perceber alguma anomalia na cadeia evitando o “efeito chicote”.
- E os Relacionamentos porque o Gestor que consegue os melhores relacionamentos automaticamente consegue os melhores resultados. Portando, embora a tecnologia seja um dos principais fatores para que a Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos tenha esse destaque atual na Gestão Empresarial, o fator humano continua sendo o maior diferencial para que toda essa Tecnologia de Gestão realmente funcione e traga a vantagem competitiva para a Empresa.
O principal objetivo da Logística da Gestão da Cadeia de Suprimentos atualmente é:
Integrar e Gerar Valor Sustentável. (Não apenas reduzir custos como anteriormente)
Value Chain é uma rede de relações sustentáveis, envolvendo recursos, atividades e decisões, que alinha pessoas e organizações na identificação, concepção e entregas de propostas de valor.
Na sequência apresento uma sugestão de Organograma de um processo Logístico, lembrando que o Gestor deve ter uma real autonomia em todos os processos que estão subordinados. Lembrando que apresento um organograma vertical, mas muitas Organizações atuais apresentam uma estrutura com Gestão Horizontal, o que também é totalmente adequado para uma Organização Moderna.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS :
- ARAUJO, Luis César G. De : Organização, sistemas e métodos e as tecnologias de gestão organizacional : arquitetura organizacional, benchmarking, empowerment, gestão pela qualidade total, reengenharia: volume 1 / Luis César G. de Araújo.-4.ed.-São Paulo: Atlas,2008.
- BOWERSOX, Donald.:Logística da Cadeia de Suprimentos e Logística. 2ª edição. São Paulo : Campus / Elsevier,2007.
- CHRISTOPHER, Martin; Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos: criando redes que agregam valor/ Martin Christopher; ( tradução Ez2 Translate) Revisão Técnica James Richard Hunter. Edição Especial da 4ª edição norte americana de 2011. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
- CHOPRA, Sunil . Gestão da Cadeia de Suprimentos: estratégia, planejamento e operações. 4ªed.- São Paulo: Pearson,2011.
- COSTA, Eliezer Arantes Da : Gestão Estratégica; da empresa que temos para a empresa que queremos/Eliezer Arantes da Costa.-2ª Edição.-São Paulo: Saraiva,2007.
- FALCONI, Vicente: O Verdadeiro Poder/ Vicente Falconi. – Nova Lima: INDG Tecnologia e Serviços Ltda, 2009.
- KOTLER, Philip : Marketing Essencial : conceitos, estratégias e casos / Philip Kotler ; tradução Sabrina Cairo; revisão técnica e casos Dilson Gabriel dos Santos e Francisco J.S. Mendizabal Alvarez – São Paulo : Prentice Hall, 2005.
- LEITE, Paulo Roberto: Logística Reversa: meio ambiente e competitividade/Paulo Roberto Leite. São Paulo : Pearson Prentice Hall,2009.
- TECNOLOGIAS E FERRAMENTAS DE GESTÃO/Organizadores Décio Henrique Franco, Edna de Almeida Rodrigues, Moises Miguel Cazela – Campinas ,SP – Editora Alínea, 2009 – Vários autores – Edição Especial.
Prof. Carlos Alberto Rocha
CRA-SP nº 114719
Auditor Líder ABCQ nº 395/94