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Os Fatores Importantes para a Evolução das PMEs

5 de junho de 2014

Em 2010 a revista EXAME PME em parceria com a DELOITTE divulgou alguns fatores que os Empresários das Pequenas e Médias Empresas deveriam priorizar  para desenvolver negócios sustentáveis. O artigo mencionava que esses aspectos deveriam ser desenvolvidos nos próximos 05 anos. As pequenas e médias Empresas continuam representando 50 % do emprego do setor privado e mais de 95% de todas as organizações formais no Brasil. Estamos em 2014 e acredito que todos esses aspectos continuam extremamente importantes, principalmente quando avaliamos o conceito de “Evolução da Gestão Empresarial” do grande Mestre Peter Drucker. Na sequência apresento os conceitos de eficiência, eficácia e efetividade,  e depois os 11 fatores considerados mais importantes , com meus comentários em relação a cada aspecto.

 

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 1º Relacionamento e Fidelização de Clientes:

 Aperfeiçoar o relacionamento sendo pró-ativo e tratar cada Cliente como único, é a melhor maneira de descobrir o que é “valor” para cada Cliente da Empresa. Em um mundo altamente competitivo precisamos ouvir do Cliente o que, onde e como precisamos realizar as melhorias em nossa Empresa. O Cliente pode inclusive definir quais são os processos relevantes na Empresa e como eles devem ser geridos. O Marketing é muito pouco conhecido e explorado nas pequenas e médias empresas.

 

2º Investimento em Recursos Humanos:

Enquanto todos esperavam que a Revolução Tecnológica fosse o diferencial no século XXI, percebemos que na prática o que faz a diferença é a Evolução do Conhecimento e a Inovação. O Conhecimento e Inovação não vêm das máquinas, e sim do “Ser Humano”. Portanto as Empresas pequenas e médias também estão percebendo a importância de investir na retenção de talentos, construir um capital intelectual e realizar a gestão do conhecimento dentro das Organizações.

 

3º Controle de Custos:

É como diz o ditado “Custo é igual unha, temos que cortar sempre”. As Organizações precisam saber os reais custos de seus produtos, para serem competitivas. Esse conhecimento real dos custos dos produtos e serviços, alinhado ao marketing criando e entregando valor aos clientes, possibilita o aumento da lucratividade.

 

4º Qualidade dos Produtos e Serviços:

O Brasil necessita de implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade para aumentar sua competitividade, principalmente nas pequenas e médias empresas. Também a preocupação com a melhoria no nível de serviço aos Clientes está impulsionando a implantação dos processos logísticos como vantagem competitiva em relação à concorrência, e também para a retenção e fidelização de clientes. Muitos clientes escolhem Empresas pelo serviço e não pelo produto. Conforme o Prof. Vicente Falconi a fórmula da Competitividade é Qualidade + Produtividade + Foco no Mercado. A MCN Consultoria implementa a norma ISO 9001:2008 nas Empresas em conjunto com o programa 5 S e coleta seletiva com objetivo principal de proporcionar a  evolução da Empresa da eficiência para a eficácia.

 

5º Acesso a novas tecnologias (TI e Tecnologias de Gestão):

Atualmente os ERPs podem ser adquiridos pelas PMEs, e além do investimento em TI, as Empresas precisam adquirir conhecimento e investir em Tecnologias e Ferramentas de Gestão mais adequadas para os novos modelos de negócios do Século XXI. Algumas tecnologias e ferramentas que podem e devem ser utilizadas: Consultoria, Benchmarking, Outsourcing, Open Book Management, Gestão e Organização Horizontal, Sistemas de Gestão da Qualidade, Seis Sigma, Gestão por Processos, Reengenharia, BSC- Balanced Scorecard, Empowerment, Gestão Ambiental, Lean Manufacturing, Logística e Supply Chain Management . A MCN Consultoria possui Cursos, Treinamentos e Metodologia de implementação de todas essas tecnologias e ferramentas.

 

6º Melhorar o Relacionamento com seus Fornecedores, Representantes e /ou Distribuidores:

Fazer a gestão da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management) se tornou importante, em um mundo que temos a certeza que uma Empresa é um “Organismo Vivo” interdependente, ou seja, depende de outras Empresas, fornecedores, distribuidores, clientes. Atualmente também o Diretor e seus gestores precisam incluir também seus “Stakeholders” (acionistas, colaboradores, associações de classes, mídia e sociedade em geral) para estabelecer uma cadeia produtiva sustentável e responsável.

 

7º Ações de Marketing e Comunicação:

Transmitir aos colaboradores das Organizações conceitos de marketing, e melhorar também a comunicação nas Empresas. A Empresa pode implementar o conceito de marketing interno e evoluir para o endomarketing. Uma Empresa que se comunica mal internamente perde a dinâmica e flexibilidade e não desenvolve também uma boa comunicação com os representantes, vendedores, distribuidores e consumidores finais.

 

8º Aumento da Capacidade de Produção:

Investimento na capacidade produtiva para sustentar a projeção de crescimento. As Empresas precisam evoluir constantemente sua produtividade. O conceito de produtividade é produzir cada vez mais e melhor com cada vez menos recursos.

 

9º Contratação de Profissionais Especializados para a Gestão da Empresa:

Nesse novo modelo de negócios não existe espaço para amadorismo. Precisamos profissionalizar as Empresas. Os profissionais precisam ter novas competências nesse novo Mercado. Como diz Jack Welch “Não existe segredo para uma Empresa dar certo. É a pessoa certa no lugar certo”.

 

10º Investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D):

Nunca foi tão importante essa atividade, pois precisamos identificar e projetar cada vez mais rápido quais os produtos e serviços que os consumidores precisam, ou mesmo projetar um produto para criar um mercado. Um exemplo excelente em nossos tempos é Steve Jobs (Apple), que criava mercados, através de seus produtos.

 

11° Aumento do Nível de Governança Corporativa:

Governança Corporativa é o sistema que assegura aos sócios-proprietários, o governo estratégico da Empresa e a efetiva monitoração da diretoria executiva. A relação entre propriedade e gestão se dá através do conselho administração, a auditoria independente e o conselho fiscal, instrumentos fundamentais para o exercício do controle.(Garcia 2006, pg.10).

 

Nas PMEs a profissionalização nas Empresas familiares e também uma gestão cada vez mais formalizada, voltada para a ética nos negócios  é um grande desafio e uma real necessidade . A MCN Consultoria tem uma metodologia de profissionalização de Empresas Familiares. Esse modelo é baseado em metodologias consagradas no mundo nesse assunto. É como eu digo, em um futuro próximo não teremos Empresas pequenas, médias e grandes, teremos Empresas Formalizadas e Não Formalizadas.

 

 Autor do Artigo: Prof. Carlos Alberto Rocha


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