Professor da Anhanguera faz palestra aos funcionários da Câmara sobre 5S
22 de junho de 2011Funcionários municipais que atuam na Câmara Municipal participaram hoje (22) de palestra sobre a importância dos “5S” na gestão empresarial, proferida pelo professor do curso de administração da Faculdade Anhanguera de Santa Bárbara d’Oeste, Carlos Alberto Rocha. Os vereadores Danilo Godoy (PSDB) e Antonio Carlos Ribeiro, o Carlão Motorista (PDT) também estiveram presentes. O evento é resultado de parceria entre o Poder Legislativo e a instituição de ensino.
O sistema “5S” resume os princípios de um programa de gestão de qualidade, surgido no Japão e que se espalhou pelo mundo. “5S muda ambiente e atitude das pessoas”, explica o professor, pós-graduado em logística, produção e operações, orientador de programas de estágios e proprietário da empresa MCN Consultoria Empresarial.
O termo 5S corresponde às palavras senso de utilização(solucionar e utilizar), senso de ordenação (arrumar e organizar), senso de limpeza (limpar), senso de saúde (hábitos saudáveis e higiênicos) e senso de autodisciplina (disciplina consciente e mudança de cultura). “O brasileiro é improvisador, mas quando ele tem autodisciplina e planejamento, ele se torna um homem de sucesso, um grande executivo de empresas de renome”, compara. Segundo Carlos Alberto, muitas empresas do Japão e do Brasil já utilizam 8S ou até 10S, incluindo sensos de determinação, união, treinamento, economia e responsabilidade social.
Ao final da palestra, o professor deixou a mensagem aos participantes para buscarem sempre a excelência, ou seja, fazer sempre o melhor que a pessoa puder. “É isso que o Brasil precisa para sair do crescimento econômico e atingir o desenvolvimento econômico”, afirma Carlos Alberto. Quem participou da palestra recebeu certificado.
A Câmara e a Faculdade Anhanguera organizarão outras duas palestras, ambas proferidas pelo professor Carlos Lastoria. No dia 1º de julho, o tema será “A automotivação no sucesso profissional”, e no dia 15 do mesmo mês, “As mudanças que nos incomodam”.
Fonte: SB Noticias