Estratégia para Retenção de Clientes
16 de maio de 2017Em minhas aulas e consultorias tenho dado ênfase na “nova” preocupação do marketing na retenção de clientes. No passado a ideia geral do marketing sempre foi obter e manter clientes, mas na prática a preocupação era de obter clientes com objetivo de crescimento do faturamento e evolução da Empresa e o aspecto de retenção era secundário.
Atualmente com o aumento da importância da construção da marca a retenção de clientes é uma realidade na estratégia das Empresas. Você já ouviu falar em “ valor de tempo de vida do Cliente?”. Trata-se do lucro líquido obtido durante o período de seu relacionamento com o Cliente. Atualmente muitas organizações priorizam maximizar esse valor na retenção de clientes em vez de investir o máximo na conquista de novos Clientes.
Um cálculo também utilizado é o seguinte:
Valor da Vida = Valor Médio da Transação x Frequência Anual de Compra x “Expectativa de Vida” do Cliente.
Para o desenvolvimento da Logística e do Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos reter clientes é importante para estabelecimento de uma curva de aprendizado para “servir” clientes. É lógico que o “custo de servir” diminue quando consigo conhecer e manter os mesmos clientes.
A ideia é que devemos buscar a criação de um tal nível de satisfação dos Clientes, que eles não sintam que é necessário até mesmo considerar ofertas ou até mesmo desenvolver fornecedores alternativos.
O Marketing de Relacionamento propõe que a Organização conscientemente se esforce para desenvolver estratégias de marketing a fim de manter e fortalecer a lealdade do Cliente.
Os Clientes satisfeitos por longos períodos influenciam a outros, o que eleva a chance de novos negócios serem gerados por novos clientes por meio dessa fonte ( retenção de clientes).
Na sequência apresento 05 características essenciais para a retenção de Clientes que foram definidas por Vinicius Rossignoli do In Mais na revista hsm management nº 121 de março/abril de 2017:
1 – TRATAR GENTE COMO GENTE
Dar atenção às pessoas e interagir com elas para sanar dúvidas e resolver demandas.
2 – TÊR EFICIÊNCIA NA RESPOSTA
Sua equipe deve ser treinada para resolver de maneira ágil as solicitações dos Clientes.
3 – OFERECER QUALIDADE NA INFORMAÇÃO
Entender os desejos dos Clientes para ofertar conteúdos que sejam do interesse deles.
4 – GERAR UMA EXPERIÊNCIA
Garantir que todos os processos ocorram de modo fácil e nos períodos prometidos para que as expectativas sejam alcançadas.
Esse é o conceito de “Customer Experience” que também tenho reforçado em minhas aulas e consultorias.
5 – ESCUTAR DE VERDADE OS CLIENTES
Saber que todos os processos podem e precisam evoluir, e a melhor base para tomar as decisões corretas é ouvir o que os Clientes desejam.
Autor : Prof. Carlos Alberto Rocha
Referência : hsm management março/abril 2017
MIT Sloan Management Review
Livro : Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos ( Martin Christopher-2013)